Notícias

Rodadas de negócios sustentáveis unem calçadistas e fornecedores

Rodadas de negócios sustentáveis unem calçadistas e fornecedores 20 OUTUBRO

O dia 19 de outubro marcou mais um passo importante rumo a uma cadeia calçadista sustentável. Isto porque a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) se uniram para realizar as Rodadas de Negócios da Sustentabilidade, que reuniram mais de 50 calçadistas e fornecedores de insumos sustentáveis. O evento aconteceu na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que o encontro proporcionou mais de 260 rodadas entre 31 empresas de componentes e 20 fabricantes de calçados. “A sustentabilidade, não somente no produto, mas em todo o processo produtivo, é uma pauta internacional. No evento, ficou evidenciado o interesse de algumas das maiores fábricas de calçados nos materiais que foram apresentados”, comenta, ressaltando que é missão da Assintecal promover as empresas do setor e nada mais adequado de casar suas ofertas com a demanda crescente das calçadistas brasileiras e internacionais. “No evento, tivemos inclusive fabricantes internacionais, que se mostraram positivamente surpresas com as alternativas apresentadas”, acrescenta. Os negócios realizados e alinhavados serão divulgados em breve pela entidade.

Já o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, ressalta o crescente interesse do consumidor em marcas que não só produzem calçados sustentáveis, mas que tenham todo o processo produtivo de acordo com os preceitos da sustentabilidade. “No mercado internacional, essa realidade chegou ainda antes. Na Abicalçados, todas as semanas recebemos contatos de compradores internacionais buscando fabricantes sustentáveis”, diz. Segundo ele, “as rodadas apontam justamente para esse movimento de mercado”.

Produtos agradaram calçadistas
O gestor Administrativo da calçadista vegana Urban Flowers, Felipe Weiler, avalia as rodadas como positivas, por trazerem o tema urgente da sustentabilidade e também conectarem a oferta de matérias-primas sustentáveis com a demanda dos fabricantes. No encontro, ficou surpreso com insumos que permitem o reaproveitamento total do produto. “As empresas estão dando cada vez mais atenção à importância da reciclagem e do reaproveitamento, gerando um novo ciclo de vida ao produto consumido”, comenta.

O comprador de materiais da Klin, Éliton Carvalhal Santiago, ressalta que, embora a empresa já conhecesse a maior parte dos expositores, surpreendeu alguns produtos apresentados em primeira mão nas rodadas. “Encontramos materiais que não conhecíamos, além de poder conhecer não somente o produto final, mas a história e o conceito de sustentabilidade de cada empresa”, avalia.

Semana do Calçado
As Rodadas de Negócios da Sustentabilidade ocorreram dentro da programação da Semana do Calçado, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e pelo Sebrae/RS em parceria com entidades representativas da cadeia coureiro-calçadista entre os dias 18 e 21 de outubro. Com 11 eventos previstos em quatro dias de iniciativa, a Semana, neste ano, acontece de forma híbrida, com ações digitais e presenciais. Confira a programação no site www.semanadocalcado.com.br.

Fonte: Abicalçados