Notícias

IBTeC traz tecnologia da IQX de combate ao coronavirus para aplicação em calçados

IBTeC traz tecnologia da IQX  de combate ao coronavirus  para aplicação em calçados 03 DEZEMBRO

IBTeC e IQX assinaram um convênio de colaboração para oferecer às indústrias de calçados e componentes uma solução antiviral que contribui no combate ao coronavírus. A IQX é uma empresa dedicada à inovação tecnológica, com sede em Valinhos, interior de São Paulo que desenvolveu um aditivo com amplo espectro de ação, pois, além de inativar o coronavírus, também atua como bactericida e fungicida durante todo o tempo de vida do produto. Diferente de outras tecnologias, o aditivo IQX TECNOL AV tem como princípio ativo polímeros condutores funcionalizados que garantem múltiplas propriedades num só produto.

O novo coronavírus, assim como o influenza e herpesvirus, tem uma estrutura conhecida como envelope viral composto por lipídios, que são gorduras, e também por proteínas, que ajudam a infectar as células humanas. O produto da IQX Antiviral pertence a uma linha de aditivos capaz de interagir eletrostaticamente com regiões de proteína do envelope viral, impedindo sua transição para células humanas e, consequentemente, a contaminação. O produto atua também no rompimento da camada de gordura que envolve os vírus, expondo seu material genético destruindo, portanto, sua capacidade de atuação.

O produto pode ser aplicado na produção de embalagens flexíveis, plásticos injetados, tecidos naturais e sintéticos, borracha, EVA, PU além de produtos de limpeza, como desinfetantes e ceras.

Pelo acordo de colaboração entre o Instituto e a IQX, o objetivo é apresentar a solução para indústrias de calçados e de componentes que queiram investir em tecnologias de proteção aos usuários.