Notícias

IBTeC estará no SICC 2019 com a segunda edição do ConecTech mostrando ensaios de Biomecânica usados para determinar níveis de conforto em calçados

IBTeC estará no SICC 2019 com a segunda edição do ConecTech mostrando ensaios de Biomecânica usados para determinar níveis de conforto em calçados 14 MAIO

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos apresentará no Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) o ConecTech, projeto desenvolvido em parceria com a Merkator, promotora da feira, e Seta Digital. Dentro do espaço estarão empresas que desenvolvem projetos com o IBTeC, apresentando suas novidades em inovações e tecnologias para o setor calçadista: Alta Trançados, Couro e Arte, ComponArte, Easypro Tecnologia, FB Cromo, Formello Formas, Grupo Sintex, Injeplan, Killing, Maquetec – Tecnologia em Máquinas para Impressão, OTB Invisible Pen, Pápryka e Twiltex.

O projeto que acontece em segunda edição tem como objetivo mostrar inovações em componentes, calçados e sistemas de gestão de varejo. Em um espaço de 500 metros quadrados, no Módulo 4 do Centro de Eventos Serra Park, além de novas soluções e inovação para o setor, os visitantes poderão assistir a uma intensa programação de palestras, nos três dias da feira.

A apresentação do IBTeC chamará a atenção já na entrada do estande – os visitantes serão recepcionados por um manequim programado para interagir com o visitante. Um sensor de presença registrará a aproximação do visitante, que será saudado e convidado a conhecer um pouco sobre as tecnologias e serviços oferecidos pela instituição. O manequim falará sobre os principais diferenciais dos laboratórios do instituto.

Entre as ações do IBTeC no ConecTech estarão a apresentação de dois dos oito ensaios que o Laboratório de Biomecânica da instituição realiza para medir os níveis de conforto oferecido pelos calçados. Os técnicos apresentarão o Pedar, equipamento que mede e avalia como a pressão do peso do corpo da pessoa se distribui no calçado ao longo da pisada. O sistema permite ainda observar a existência de possíveis picos de pressão que podem resultar em danos para os pés. Uma modelo percorrerá os corredores da feira, com um cinturão acoplado a uma palmilha com sensores distribuídos ao longo do pé, medindo em tempo real o impacto de cada pisada. No monitor de computador pode-se ver, em animação e gráficos, onde estão os principais pontos de pressão, e a forma como o peso da pessoa está sendo distribuído

O segundo ensaio de Biomecânica que será apresentado no SICC é o de termografia, feito com câmera térmica que analisa a temperatura do pé dentro do calçado, depois de um tempo de caminhada. O objetivo é verificar se os níveis de calor a que o calçado expõe o pé do usuário estão dentro do limite admitido para que possa ser considerado confortável. Um modelo caminha com sensores colocados dentro do calçado para medir a elevação da temperatura interna. Um monitor mostra os pontos de aquecimento.

O Laboratório de Biomecânica do IBTeC realiza serviços e pesquisas voltados a melhorias de calçado e componentes que agreguem atributos de conforto, performance/desempenho, saúde e segurança para os usuários, sejam eles crianças, mulheres, atletas ou trabalhadores.

Também no ConecTech, a SetaDigital apresentará a MStore - Loja Inteligente, que mostra o modelo de negócio da Sapati, uma sapataria inteligente. A SetaDigital, é uma empresa de tecnologia de gestão para lojas de calçados com mais de 12 anos de existência, desenvolvendo soluções inovadoras que simplificam processos e melhoram os resultados dos clientes.