O empresário preside desde 1992 uma das maiores indústrias do país que se mantêm genuinamente brasileira. A Tramontina desenvolve e produz em solo nacional seus mais de 22 mil produtos, investindo na geração de empregos, impostos, inovação e desenvolvimento.
A liderança de Clovis reflete seu espírito simples, o estilo direto de administrar e a valorização das pessoas, este último, um dos principais valores da empresa. Neto dos fundadores Valentin e Elisa Tramontina e filho de Ivo e Laura Tramontina, nasceu em 1955 no município de Carlos Barbosa, berço e até hoje sede da Tramontina, que iniciou como uma pequena ferraria em 1911.
Começou sua carreira obedecendo à filosofia da empresa: para ocupar qualquer comando, é preciso conhecer profundamente as particularidades de cada área da organização. Assim, antes de assumir a presidência, Clovis trabalhou durante anos em vários setores da Tramontina até chegar à sua grande vocação: a arte de negociar.
Sua formação teve início na faculdade de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Depois, formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pós-graduou-se em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Também cursou MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte, e o Programa de Gestão Avançada – PGA, pelo INSEAD em Fontainebleau, na França.
Na vida dos brasileiros há mais de um século, a Tramontina completou 110 anos, reconhecida no Brasil e em mais de 120 países, onde a marca é sinônimo de tradição e qualidade. A Tramontina possui hoje mais de 10 mil funcionários em dez unidades fabris que produzem utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, materiais elétricos e móveis em madeira e plástico.