Eventos

Fórum IBTeC de Inovação

Fórum IBTeC de Inovação
Fórum IBTeC de Inovação

Dissemina o conceito de inovação através de palestras e debates, agregando novos conhecimentos, perspectivas e inspirando os setores envolvidos, afim de promover a inovação como um diferencial competitivo para as empresas.

Local: Fenac - Auditório 2 (Rua Araxá, 505 - Bairro Ideal / Novo Hamburgo/RS.

Carga horária: 4h.

Público alvo: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.


Eventos Realizados

A Inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial

Painel: A Inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial

Debatedores:

  • GIANNA SAGAZIO – Diretora de Inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria)
  • LUÍS DA CUNHA LAMB – Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
  • PARASKEVI BESSA RODRIGUES – Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

Mediador: DR. VALDIR SOLDI – Vice-Presidente Executivo do IBTeC

Objetivo: Conhecer as estratégias para promover a inovação a nível nacional, estadual e municipal, detalhando alguns incentivos disponibilizados pelos órgãos governamentais para fomentar a inovação e o empreendedorismo no país. Além disso, conhecer os ecossistemas de inovação mais produtivos

Canais de transmissão da live:

Facebook IBTeC: https://www.facebook.com/ibtecbrasil/

Youtube IBTeC: https://www.youtube.com/ibtecbrasil

Acesso: Gratuito

 

OBJETIVO GERAL

Disseminar a cultura de inovação, a fim de preparar, instigar e inspirar as empresas brasileiras dos setores de calçado, couro, materiais, confecção, têxtil e EPI para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, proporcionando diferenciais competitivos para a indústria nacional.

GIANNA SAGAZIO – Diretora de Inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria)

É diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). É membro do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP); membro do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); membro do Comitê Gestor da Sala de Inovação, do Ministério da Economia (ME) e membro da Comissão Nacional de Coordenação do Projeto Diálogos pelo Brasil da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Antes, passou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Nações Unidas e Fundação Dom Cabral. Possui Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Católica de Brasília, certificada pela Wharton School University of Pennsylvania em Estratégia e Inovação. Membro do Conselho Consultivo do ENRICH no Brasil, Rede Europeia de Centros e Pólos de Pesquisa e Inovação, com hubs na China, EUA, África do Sul e Índia.

LUÍS DA CUNHA LAMB – Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem mestrado em computação pela mesma instituição e PhD pelo Imperial College London. Antes de assumir a secretaria, foi pró-reitor de pesquisa e professor na Ufrgs.

Também coordenou o Comitê Gestor da Aliança para Inovação Ufrgs-PUCRS-Unisinos. Nascido em Porto Alegre, foi um dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, na categoria de Pesquisador Destaque na área de Computação.

PARASKEVI BESSA RODRIGUES – Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

Doutora pela Universidade de Bradford na área das relações da União Europeia com o Mercosul. Possui graduação em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade de Lancaster.

Tem mais de 18 anos de experiência profissional na área acadêmica, órgãos governamentais, organizações internacionais, empresas e associações de classe.

Valdir Soldi - Vice-Presidente do IBTeC (mediador)

Vice-Presidente Executivo do IBTeC com Graduação e Mestrado em Química pela UFSC-SC, Doutorado em Química (Físico-Química) pela USP-SP e Pós-Doutorado pela Rutgers University-New Jersey-USA. Gestor do CB-11 (Comitê Brasileiro de Normas Técnicas da ABNT).

Pesquisador colaborador nos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia e Ciência dos Materiais da UFSC-SC. Na pesquisa atua no estudo das propriedades de materiais poliméricos e sistemas nano-estruturados para incoproração e liberação de substâncias ativas.

Plano Estratégico do cluster do calçado Português: conhecimento, inovação e tecnologia

Painel: Plano Estratégico do cluster do calçado Português: conhecimento, inovação e tecnologia

Debatedores:

  • LEANDRO MELO – Diretor Geral do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal)
  • JOÃO MAIA – Diretor Geral da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de      Pele e seus Sucedâneos)

Mediador: PAULO GRIEBELER – Presidente Executivo do IBTeC

Objetivo: Conhecer o plano estratégico de desenvolvimento para o setor calçadista de Portugal, buscado referências do case, através dos resultados alcançados com as estratégias de exportação, novas tecnologias utilizadas, design, qualidade dos produtos e o modelo de gestão.

Canais de transmissão da live:

Facebook IBTeC: https://www.facebook.com/ibtecbrasil/

Youtube IBTeC: https://www.youtube.com/ibtecbrasil

Acesso: Gratuito

OBJETIVO GERAL DO FÓRUM

Disseminar a cultura de inovação, a fim de preparar, instigar e inspirar as empresas brasileiras dos setores de calçado, couro, materiais, confecção, têxtil e EPI para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, proporcionando diferenciais competitivos para a indústria nacional.

JOÃO MAIA – Diretor Geral da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos)

Graduado em Gestão, Mestre em Economia (especializado em Economia Industrial), ambas pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

É Diretor Geral da APICCAPS onde, desde 2000, assumiu diferentes funções. Em nome da APICCAPS é ainda Administrador do Centro Tecnológico do Calçado e Diretor da Confederação Europeia do Calçado.

Entre janeiro de 2005 e fevereiro de 2006 foi controler financeiro da Amorim Energia BV; entre abril de 2003 e março de 2004 participou na equipe do programa Dínamo – Dinamização dos Sectores Têxtil Vestuário e Calçado; foi membro da “Fep Júnior Consulting” (Empresa Júnior da Faculdade de Economia) entre novembro de 1998 e 2001.

LEANDRO MELO – Diretor Geral do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal)

Graduado em Engenharia Química pela Universidade do Porto. Possui especialização em gestão da qualidade, gestão da inovação e sistemas de informação.

Foi contratado para o Laboratório de Controle da Qualidade da Indústria do Calçado em 1981 e nomeado Diretor do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em 1986.

Como Diretor Geral do CTCP, coordenou a implementação de diversos projetos integrados de investigação e desenvolvimento, que tiveram grande impacto no segmento calçadista, tanto na fabricação de bens de equipamentos e software quanto na produção de novos materiais e produtos.

Exerceu durante alguns mandatos a presidência da EURIS - Associação dos Centros Tecnológicos de Calçado da Europa e da RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal. Desde 1996 integra a Diretoria da UITIC (União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado).

PAULO GRIEBELER - Presidente Executivo do IBTeC (Mediador)

Formado em Administração de Empresas, pela Universidade Feevale. Possui MBA em Gestão Empresarial, e Pós-MBA em Inteligência Empresarial, ambos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

É Presidente Executivo do IBTeC, desde o ano 2012. Especialista em Gestão e Estratégia Organizacional como executivo e consultor.

Atua há mais de 38 anos exercendo cargos de diretoria em empresas dos segmentos da indústria, comércio, serviços e entidades de classe. Integra os Conselhos administrativos da Fenac, CITEC/Fiergs, CONTEC/Fiergs e o Conselho Estadual da Ciência, Inovação e Tecnologia. Participação em grupos de trabalho e comitês da APEX, ABDI, Sebrae e federações da iniciativa pública e privada.

5º Fórum IBTeC de Inovação

DATA: 10 de outubro de 2019 (Quinta-feira)
HORÁRIO: 16h30min
DURAÇÃO: 4h
IDEALIZADOR: IBTeC
EXECUTORES: IBTeC, NIT e Sebrae
LOCAL: Fenac - Auditório 2 (Rua Araxá, 505 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
PÚBLICO-ALVO: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.

 

PROGRAMAÇÃO

16:30 – Recepção e credenciamento dos participantes

17:00 – Solenidade de Abertura e premiação dos ganhadores do IBTeCHDay

17:20 – Palestra: Estratégias de incentivo à inovação do Governo do RS – Luís Lamb

18:10 – Coffee break

18:30 – Palestra: Caminhos para a Indústria 4.0 brasileira: Iniciativas de empresas locais – Alexandre Baroni

19:20 – Palestra: Inovação Disruptiva: Um mercado em constante transformação – Fernando Arbache

20:30 - Encerramento

ALEXANDRE BARONI - Palestra: Caminhos para a Indústria 4.0 brasileira: Iniciativas de empresas locais

Mini-currículo: PhD em Engenharia, Doutor em Engenharia, Mestre em Engenharia e Engenheiro Mecânico. Empresário, pesquisador, professor e consultor com mais de 25 anos de experiência.

O palestrante tratará dos desafios do mercado, abordando temas como oferta e demanda, o ritmo acelerado de mudanças tecnológicas, a trajetória que empresas locais podem seguir para a Indústria 4.0, soluções personalizadas, a pressão permanente sobre os custos, o aumento da disponibilidade de produto e entrega rápida.

FERNANDO ARBACHE - Palestra: Inovação Disruptiva - Um mercado em constante transformação

Mini-currículo: Graduado em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia Industrial pela PUC/Rio, é Coordenador da FGV em cursos de Gestão.

O painelista desenvolve pesquisas de competências comportamentais, modelos para geração de indicadores de aprendizados para inovação, assim como de competências essenciais para inovação (curva de aprendizado e gaps de competências) e obtenção de retorno sobre os investimentos. Durante a sua fala, ele vai comentar sobre os impactos da inovação em nosso cotidiano, o surgimento de um novo mercado e novos comportamentos, além de argumentar em torno de que já não se deve perguntar “se” a Inovação disruptiva irá atingir nossas vidas, mas “quando isso acontecerá”.

LUÍS LAMB - Palestra: Estratégias de incentivo à inovação do Governo do RS

Mini-currículo: Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. Possui formação em Ciência da Computação e Mestrado em Computação (UFRGS) e PhD pelo Imperial College London.

Ele falará sobre o papel das inovações tecnológicas na economia do século 21, abordando aspectos como o cenário econômico global, a nova economia baseada em conhecimento, o papel da inovação neste contexto, além de projetos do governo gaúcho para fomentar o sistema de inovação e empreendedorismo do RS, gerar novos negócios e agregar valor à matriz econômica tradicional.

4º Fórum IBTeC de Inovação

DATA: 26 de setembro de 2018 (Quarta-feira)
HORÁRIO: 16h30min
DURAÇÃO: 4h
IDEALIZADOR: IBTeC
EXECUTORES: IBTeC, NIT e Sebrae
LOCAL: Locanda Hotel - Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
PÚBLICO-ALVO: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.

 

PROGRAMAÇÃO

16:30 – Credenciamento

17:00 – Abertura e premiação dos vencedores do IBTeCHDay

17:20 – Palestra 1: Gestão Informatizada da Manufatura e a Indústria 4.0 - Márcio Belli: Gerente Comercial da Operacional Solution

18:00 – Painel EXCLUSIVO DEBATES, com mediação da Jornalista do Grupo Sinos - Mary Silva

  • Suprimentos Indiretos também são Estratégicos - Eliandro Arena: Diretor de Gestão Comercial da BR Supply
  • Design e Inovação, uma abordagem para SERvir - Leonardo Schnorr: Gerente da Grendene S/A
  • A Revolução Digital e o Modelo de Negócio Marketplace: Para onde vamos? - Guilherme Artiles: Co-founder e COO do Marketplace da HubSales

19:00 – Coffee break

19:30 – Palestra 2: Inovação e a transformação digital: como será o amanhã? - Marcelo de Elias: Administrador de empresas e um dos maiores especialistas em Gestão de Mudanças e Inovação do país.

ELIANDRO ARENA - Palestra: Suprimentos Indiretos também são Estratégicos

Diretor de Gestão Comercial da BR Supply

Formado em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas (UFRGS), Governança Corporativa (Fundação Dom Cabral) e MBA (Fundação Getúlio Vargas), tem sólida experiência na condução de empresas no processo de profissionalização da Gestão e preparação para consolidações de mercado. Disciplina e capacidade de organização para atuação turn around e consolidada vivência na estruturação operacional de negócios em expansão geográfica fazem parte do perfil do profissional. Dentre as suas habilidades, destacam-se: Planejamento de Negócios, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Orçamento e Reengenharia de Organização.

GUILHERME ARTÍLES - Palestra: A Revolução Digital e o Modelo de Negócio Marketplace - Para onde vamos?

Co-founder e COO da HubSales

Graduado em Engenharia da Computação (Universidade Santa Úrsula) e MBA em Administração de Organizações (USP), Guilherme Artíles já promoveu grandes projetos em diversas empresas, como por exemplo, Gestão de Logística Reversa e troca de Centros de Distribuição do Magazine Luiza. Atuou como Gerente de Planejamento e Processos no E-commerce Dafiti, e também foi responsável pela criação da primeira Loja Virtual de varejo de alimentos do interior de São Paulo, o Savegnago.

LEONARDO SCHNORR - Palestra: Design e Inovação, uma abordagem para SERvir

Gerente da Grendene S/A

Leonardo Schnorr é um eterno aprendiz do ecossistema de inovação da moda e design. Curioso, pensador, prático, lidera equipes na área de design e inovação na Grendene  É mestre pela Escola de Administração da UFGRS e bacharel em Administração, pela Unisinos.

MARCELO DE ELIAS - Palestra: Inovação e a Transformação Digital - como será o amanhã?

Administrador de Empresas e um dos maiores especialistas em Gestão de Mudanças e Inovação no país

Premiado pela Associação Brasileira de Liderança como o melhor palestrante sobre Mudanças e Gestão, um dos palestrantes destacados pela revista TED, que apresentou as referências no mercado de palestras, Marcelo de Elias tem Mestrado em Inovação, Empreendedorismo e Design Thinking. É administrador com MBA (USP e FGV) e MBA Executivo Internacional (Universidade de Tampa na Florida/EUA), e realizou intercâmbio técnico-profissional em diversas empresas americanas. Com experiência como executivo de Recursos Humanos, professor da FGV, Fundação Dom Cabral e Franklin Covey é diretor da consultoria Academia de Empresas, empreendedor e empresário. Fundador do portal Universidade da Mudança, que reúne conteúdo sobre mudanças, ele ainda assina colunas em sites e revistas e é coautor do livro Ser Mais em Gestão de Pessoas e autor do audiolivro bestseller Como ser um RH Estratégico.

MÁRCIO BELLI - Palestra: Gestão Informatizada da Manufatura e a Indústria 4.0

Gerente Comercial da Operacional Solution

Com MBA em Gestão Empresarial (FGV) e pós-graduação em Administração (FGV) e em Análise de Sistemas (FURB), Márcio Belli é graduado em Processamento de Dados (FURB), possui formação técnica em Eletrônica (CEDUP) e curso de Formação de Gestores (FDC). Em sua experiência profissional se destaca a soma de 25 anos em que trabalhou para duas das maiores empresas do segmento têxtil no País - 16 na Vicunha e 9 na Hering. Exerceu ao longo de sua vida profissional cargos de chefia na área de Tecnologia e de gerência em setores como TI e Operações, e também na área comercial de segmentos como os de Fibras e Químicos, de Malhas e de Sistemas, tendo trabalhado ainda como consultor de Gestão Comercial.

Inovação Colaborativa

DATA: 5 de outubro (quinta-feira)
HORÁRIO: 17h
DURAÇÃO: 4h
IDEALIZADOR: IBTeC
EXECUTORES: IBTeC, NIT e Sebrae
LOCAL: Locanda Hotel - Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
PÚBLICO-ALVO: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.

PROGRAMAÇÃO

16:30 – Credenciamento

17:00 – Abertura e Premiação do IBTeCHDay

17:20 – Palestra: Potencializando a inovação através da colaboraçãoFelipe Ost Scherer (Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação)

18:10 – Palestra: Os desafios da competitividade – Inovação na Indústria – Carlos Alberto Fadul (Fundação CERTI/SC)

19:00 – Coffee break

19:20 – Painel: Exclusivo Debates - Inovação na Prática

  • Alessandra Mascarello – Aché Laboratórios
  • Marlin Kohlrausch – Presidente da Calçado Bibi
  • Marco Aurélio Copetti – Gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae
  • Paulo Griebeler – Presidente Executivo do IBTeC


INVESTIMENTO:

  • Associado IBTeC = R$ 30,00

  • Micro ou pequena empresa = R$ 30,00

  • Estudante = R$ 30,00 (mediante apresentação do comprovante de matrícula)

  • Público em geral = R$ 60,00