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Sob baixas temperaturas, Sicc esquenta as vendas de calçados

Sob baixas temperaturas, Sicc esquenta as vendas de calçados 24 MAIO

O esperado frio do outono mal deu as caras e as vendas de calçados já começaram a aumentar nas lojas. Pelo menos é isso o que indica uma pesquisa realizada pela SetaDigital, que desenvolveu um sistema de inteligência para monitorar o comportamento do mercado e gerar informações estratégicas, a partir das quais os canais de distribuição ao consumidor final podem tomar decisões ainda mais assertivas para o aumento das vendas. O Seta IMC foi apresentado ao varejo calçadista no projeto ConecTech, realizado em conjunto pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), a SetaDigital e a Merkator Feiras e Eventos. O projeto foi instalado no Salão Internacional do Couro e do Calçado (Sicc), que aconteceu em Gramado/RS de 21 a 23 deste mês de maio.

Os dados mais recentes sobre o desempenho nas vendas de calçados - apresentados em primeira mão na feira - estão relacionados ao período de 20 a 23 de maio, a partir de informações coletadas junto a uma base formada por 1.500 lojas cadastradas em todo o País. Segundo Vanderlei Kichel, diretor da Seta, o faturamento cresceu 15,29%, passando de um montante de R$ 20.576,00 para R$ 23.125,00; o tiket médio aumentou 1,54%, variando de R$ 176,65 para R$ 179,35; e a média da quantidade de pares adquiridos cresceu de 1,85 para 1,99, num total de 128.916 pares comercializados. Por outro lado, o preço médio caiu R$ 6,00 e o mark-up baixou 4,15%. “Deve ter acontecido algumas promoções com vistas a baixar o estoque em algumas lojas para que haja este aumento do volume vendido e queda do valor e do mark-up”, contextualizou.

A notícia trouxe ainda mais ânimo para os participantes da feira. Pois são as vendas dos produtos de inverno que motivam os lojistas a comprar novos artigos, seja para reposição das vitrinas ou, principalmente, para a renovação delas para a chegada da próxima temporada de clima quente. Segundo os organizadores da mostra de calçados e artefatos, a 27ª edição do Sicc foi muito positiva. Mais de 18 mil visitantes entre lojistas brasileiros e compradores internacionais passaram pelos pavilhões do Serra Park com o propósito de verificarem as coleções criadas por 1,8 mil marcas para a próxima temporada da primavera-verão 2018/19.

Os resultados surpreenderam positivamente nesta que é considerada a maior edição já realizada da feira, com 400 empresas expositoras. Junto com as vendas nesse período pós-feira começa o planejamento para a próxima edição, que será realizada de 20 a 22 de maio de 2019. “A projeção é crescermos em torno de 15%, na próxima edição, tanto no espaço da feira quanto no número de visitantes”, antecipou o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.