Eventos

X Simpósio Brasileiro de Biomecânica do Calçado

X Simpósio Brasileiro de Biomecânica do Calçado

Promove a troca e a disseminação do conhecimento sobre o tema biomecânica do calçado, as principais tecnologias associadas ao conforto/saúde dos usuários e o desenvolvimento de novos materiais aplicados a calçados.

OBJETIVOS:

  • Divulgar pesquisas recentes em biomecânica, desenvolvidas no setor calçadista;
  • Estabelecer/atualizar o patamar tecnológico sobre as recentes tecnologias desenvolvidas para promover o conforto e a saúde dos pés de usuários de calçados;
  • Agregar valor à marca Brasil através da geração e divulgação de novas tecnologias para empresas do setor;
  • Estabelecer estratégias de diferenciação de produtos para as empresas calçadistas;
  • Promover a integração entre pesquisadores, técnicos e estudantes dos institutos de pesquisa, universidades e empresas participantes.

Próximos Eventos

Inscreva-se
X Simpósio Brasileiro de Biomecânica do Calçado / I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado

O quê? X Simpósio Brasileiro de Biomecânica do Calçado e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado

Temática do evento: A Diferenciação como Fator de Competitividade

Quando? Dias 25 e 26 de abril de 2018.

Horário: Das 14h às 20h

Local: Locanda Hotel - R. Wendelino Henrique Klaser, 35 - Ideal, Novo Hamburgo - RS

Carga horária: 10h.

Público alvo: Profissionais de empresas do setor de calçados, couro, materiais, têxtil, confecções e EPIs, em especial os profissionais que atuam nas áreas de criação, modelagem, pesquisa e desenvolvimento, estudantes de graduação/pós-graduação e pesquisadores do meio acadêmico, principalmente aqueles que atuam em pesquisas sobre engenharia do calçado e áreas afins, tais como fisiologistas, profissionais de educação física, atletas, médicos e demais interessados no estudo da biomecânica voltada a locomoção humana e a saúde dos pés.

Inscrições:

  • R$ 280,00 – Público em geral
  • R$ 140,00 – Associados IBTeC, Associados da SBB, Associados CICB, Micro e Pequenas Empresas e Estudantes (mediante apresentação da carteirinha da UNE)

PAINÉIS JÁ CONFIRMADOS:

- Perfórmance e Qualidade nos Calçados Esportivos

- Moda e Design alinhados à Tecnologia

- Indústria 4.0

O evento tratará de assuntos relevantes, em especial para as empresas do sistema coureiro-calçadista e, portanto, é estruturado de forma que seus participantes consigam acompanhar e utilizar as informações nele compartilhadas, maximizando resultados.

O objetivo principal – Trocar experiências, pesquisas e conhecimentos globais na área da biomecânica e materiais, com novas soluções em conforto e saúde dos pés na produção de calçados com tecnologia que possa agregar valor aos fabricantes e ser diferencial aos consumidores - inclusive através da correta utilização da inovação tecnológica enquanto ferramenta de marketing.

O encontro representa o principal fórum de apresentação e discussão de pesquisas e recentes estudos relacionados com a área da biomecânica, tecnologia e inovação do calçado.

PROGRAMAÇÃO:

25 de abril

13:30 – Recepção/credenciamento

14:00 – Solenidade de abertura

14:30 – Palestra 01 – “Prescrição de calçados especializados para osteoartrite do joelho” | Palestrante: Dr. Darren Stefanyshyn (Calgary/Canadá)

15:20 – Palestra 02 – “Acelerometria: efeito das vibrações no corpo humano” | Palestrante: Dr. Milton Zaro (IBTeC | UFRGS/RS)

16:00 – Coffee Break

16:20 – Palestra 03 – “Coordenação motora e controle dos movimentos do antepé e retropé na marcha de crianças” | Palestrante: Dr. Luís Mochizuki (USP/SP)

17:00 – Palestra 04 – “Evolução ortopédica da criança: desenvolvimento normal e patológico e a discussão quanto ao uso do calçado” | Palestrante: Dr. Sizinio Hebert (Santa Casa de Misericórdia/RS)

17:40 – Painel 01 – Calçados esportivos: performance, qualidade & mercado

  • Estratégias da marca Olympikus: Márcio Callage (Diretor de Marketing/Olympikus)
  • Mercado – Panorama internacional dos calçados esportivos: Luis A. Maia (World Tennis)
  • Calçado esportivo (corrida): Ms. Eduardo Wüst (IBTeC)

Mediador: Dr. Rudnei Palhano (IBTeC)

19:20 – encerramento do primeiro dia do evento

 

26 de abril

13:30 – Recepção/credenciamento

14:00 – Palestra 05 – “Incorporação de fibras naturais para produção de calçados sustentáveis” | Palestrante: Dra. Cristiane Martins (Unifesp/SP)

14:40 – Palestra 06 – “Relações entre trabalho mecânico e aspectos biomecânicos da corrida” | Palestrante: Dr. Marcus Tartaruga (UFPR/PR)

15:20 – Palestra 07 – “A contribuição da biomecânica no desenvolvimento de calçados de corrida na indústria” | Palestrante: Dra. Andrea N. Onodera (Grupo Dass)

16:00 – Coffee Break

16:30 – Painel 02 – Indústria 4.0

  • Indústria 4.0, a indústria flexível: Profª. Ms. Cristina Orsolin Klingenberg (Unisinos/RS)
  • Case Prático de Inovação 4.0 – Intelligent System Sazi: Eng. Ms. Ismael Sgarabotto (Grupo Sazi)

Mediadora: Dra. Susana Kakuta (Governo do RS)

18:00 – Painel 03 – Moda & Design: tendências de mercado

  • Pesquisa de comportamentos aplicada ao desenvolvimento de produtos: Christian Thomas (Studio 10)
  • Parcerias internacionais & design colaborativo: Rafael Andrade (CICB)

Mediadora: Roberta Pschichholz (Grupo Sinos)

19:30 – Encerramento do evento

Palestrantes

Christian Thomas - Studio 10

PAINEL: "MODA E DESIGN - TENDÊNCIAS DE MERCADO"

Palestra: PESQUISA DE COMPORTAMENTOS APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

O estilista e bacharel em Artes Visuais, Christian Thomas, que também é formado como Técnico em Calçados, vai enfatizar a importância que as pesquisas de comportamento de consumidores têm para os criadores e desenvolvedores de artigos de moda. Durante a sua apresentação, além de falar sobre a identificação do consumidor e seu comportamento, explicará como aplicar essa pesquisa, aumentando dessa forma a assertividade no desenvolvimento de produtos.

Outro aspecto a ser abordado é como aproximar produto de consumidores e vice e versa.

Dr. Darren Stefanyshyn - Universidade de Calgary / Canadá

Palestra: PRESCRIÇÃO DE CALÇADOS ESPECIALIZADOS PARA OSTEOARTRITE DO JOELHO

É possível desenvolver calçados que protejam as articulações de possíveis lesões durante a marcha? Esta pergunta, que muitos profissionais das áreas de design, projeto e desenvolvimento de calçados devem se fazer, tem resposta. E o pesquisador canadense Dr. Darren Stefanyshyn, reconhecido internacionalmente por sua contribuição ao desenvolvimento de calçados funcionais, fará a palestra de abertura do evento. 

O palestrante apresentará pesquisas realizadas na Universidade de Calgary e Laboratório da Adidas sobre as maneiras de identificar as variáveis que podem ajudar no desenvolvimento de calçados funcionais para pessoas com osteoartrite do joelho.

Dr. Luís Mochizuki - USP / SP

Palestra: COORDENAÇÃO MOTORA E CONTROLE DOS MOVIMENTOS DO ANTEPÉ E RETROPÉ NA MARCHA DE CRIANÇAS

O professor da USP abordará aspectos como a descrição da cinemática da marcha infantil, a coordenação motora dos movimentos das articulações do tornozelo, joelho e quadril durante a marcha de crianças e a coordenação motora do antepé e retropé de crianças ao caminhar.

O pesquisador é o editor da Revista Brasileira de Biomecânica e possui experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, controle motor, controle postural, coordenação motora, processamento de sinais para análise do movimento, análise do movimento, ginástica artística e divulgação científica.

Dr. Marcus Tartaruga - UFPR / PR

Palestra: RELAÇÕES ENTRE TRABALHO MECÂNICO E ASPECTOS BIOMECÂNICOS DA CORRIDA

O comportamento da articulação do tornozelo e o uso de calçados esportivos, principalmente durante a corrida, é assunto para o Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS em co-tutela com a Université de Nice Sophia Antipolis (France), Marcus Peikriszwili Tartaruga.

De acordo com o palestrante, a bibliografia disponível no mercado descreve a importância da intensidade fisiológica no comportamento dos aspectos biomecânicos da corrida, mas as complexas relações entre essas variáveis, todavia, ainda não estão bem compreendidas. Dessa forma a sua apresentação tem como propósito discutir as relações entre aspectos biomecânicos da corrida e intensidade fisiológica.

Dr. Milton Zaro - IBTeC / RS

Palestra: ACELEROMETRIA - EFEITO DAS VIBRAÇÕES NO CORPO HUMANO

O palestrante falará sobre medição da absorção de vibrações mecânicas em calçados infantis através da técnica da acelerometria tibial. Um acelerômetro é colocado na parte medial da tíbia e mede-se os picos de aceleração para cada passada.

Também vai explicar sobre o índice IAV, que compara os picos de aceleração obtidos com o indivíduo calçado e descalço.

Dr. Sizinio Hebert - Hospital da Criança Santo Antônio / Santa Casa de Misericórdia - RS

Palestra: EVOLUÇÃO ORTOPÉDICA DA CRIANÇA - DESENVOLVIMENTO NORMAL E PATOLÓGICO E A DISCUSSÃO QUANTO AO USO DO CALÇADO

O médico abordará em sua palestra os aspectos ortopédicos normais da evolução da criança, chamando a atenção para algumas situações patológicas mais frequentes, contemplando o uso do calçado neste contexto.

Sizínio Kanan Hebert possui vasta experiência em diagnósticos, prevenção e tratamento dos problemas que envolvem ossos, músculos e articulações.  É especialista em Ortopedia Pediátrica e Neuro-Ortopedia Pediátrica, Membro da American Academy for Cerebral Palsy and Developmental Medicine (AACPDM), Membro da Pediatric Orthopaedic Society of North America (POSNA), Membro da International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies (IFPOS), Fundador da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Dra. Andrea Naomi Onodera - Grupo Dass

Palestra: A CONTRIBUIÇÃO DA BIOMECÂNICA NO DESENVOLVIMENTO DE CALÇADOS DE CORRIDA NA INDÚSTRIA

A biomecânica da corrida traz valiosas informações sobre as forças que atuam sobre o corpo do corredor durante a prática esportiva. Esta palestra busca demonstrar exemplos práticos de como o Grupo Dass inovou ao construir o laboratório de biomecânica dentro do processo fabril e como tem trabalhado para agregar qualidade aos calçados desenvolvidos pelo Grupo e ao seu corpo técnico de profissionais.

Neste cenário, a biomecânica do calçado de corrida é capaz de aproximar os desenvolvedores (designers, modelistas, projetistas de sola) do principal nicho de seus produtos e resultar em calçados mais adequados e/ou reduzir o risco de lesões nestes atletas, melhorando assim as condições esportivas para estes consumidores.

Dra. Cristiane Reis Martins - UNIFESP / SP

Palestra: INCORPORAÇÃO DE FIBRAS NATURAIS PARA A PRODUÇÃO DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS

Um exemplo de material desenvolvido a partir da incorporação de fibras naturais e compósitos para a uso na produção de calçados. É o que a Dra. Cristiane Reis Martins, professora e pesquisadora da Unifesp, de São Paulo, abordará.

Na apresentação, ela vai falar das pesquisas em andamento e a relação com a indústria de calçados, bem como sobre a preocupação deste segmento com a sustentabilidade.

Eng. Ms. Ismael Sgarabotto – Grupo Sazi

PAINEL: “INDÚSTRIA 4.0”

Palestra: CASE PRÁTICO DE INOVAÇÃO 4.0 – INTELLIGENT SYSTEM SAZI

Com 14 anos de experiência na indústria metalmecânica, o Eng. Ms. Ismael Sgarabotto gerenciou o projeto de implantação do sistema de produção da Sazi e atuou como engenheiro nos processos de corte a laser, usinagem, dobra, solda e pintura. Atualmente sua área de interesse é o desenvolvimento de produtos e a indústria 4.0.

Durante a sua apresentação abordará pontos como estratégias para a elaboração de produtos, sistemas e soluções, além de abordar o conceito e aplicação da co-criação e também explicará o Intelligent System Sazi.

Luís Maia - World Tennis

PAINEL: “CALÇADOS ESPORTIVOS - PERFORMANCE, QUALIDADE & MERCADO”

Palestra: MERCADO - PANORAMA INTERNACIONAL DOS CALÇADOS ESPORTIVOS

Sistemas de amortecimento e controle de torsão (estabilidade) são assuntos destacados pelo painelista Luís Maia, que é especialista no Mercado Esportivo, com reconhecimento em business e marketing, atuando em empresas nacionais e internacionais.

Ele vai traçar um breve histórico da evolução das entressolas nos calçados esportivos de corrida e, partindo deste histórico, demonstrar o que predomina atualmente em nível de materiais, construções e approaches que as principais marcas têm utilizado.

Além de também comentar sobre os 10 modelos de tênis mais vendidos (em dólares), no ano de 2017, no mercado americano, vai apresentar as tendências de crescimento ou queda por categoria no mercado norte-americano.

Márcio Callage – Vulcabras/Azaleia

PAINEL: “CALÇADOS ESPORTIVOS - PERFORMANCE, QUALIDADE & MERCADO”

Palestra: ESTRATÉGIAS DA MARCA OLYMPIKUS

Formado em Publicidade e Propaganda, o palestrante - que é um dos 10 profissionais de maior destaque no mercado de comunicação do Brasil em 2015, segundo Meio & Mensagem - vai falar sobre o reposicionamento da marca Olympikus, estratégias de marketing e as ações realizadas para ressaltar o protagonismo do grupo Vulcabras em seus mercados de atuação. O profissional foi contratado pela empresa em 2005, para ocupar o cargo de gerente de comunicação da marca Olympikus e já em 2007 foi o responsável pelo projeto de patrocínio dos Jogos Pan-Americanos, realizados naquele ano no Rio de Janeiro.

Ms. Cristina Orsolin Klingenberg – Unisinos / RS

PAINEL: "INDÚSTRIA 4.0"

Palestra: INDÚSTRIA 4.0 - A INDÚSTRIA FLEXÍVEL

Em sua explanação, a professora da Unisinos contextualizará a Indústria 4.0 contemplando aspectos como a flexibilidade e o lote de tamanho 1, conceitos e origens, tecnologias envolvidas e o estágio atual do Brasil, se comparado a nível mundial – finalizando com exemplos de iniciativas na indústria calçadista.

A pesquisadora faz doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, na Unisinos e o seu foco de pesquisa é a Indústria 4.0 e suas implicações para os negócios e para a economia.

Ms. Eduardo Wust - IBTeC / RS

PAINEL: “CALÇADOS ESPORTIVOS - PERFORMANCE, QUALIDADE & MERCADO”

Palestra: CALÇADO ESPORTIVO (CORRIDA)

O público receberá informações sobre metodologias de avaliação biomecânica do calçado esportivo (corrida), conforme exemplo da matéria publicada na revista Go Outside, que foi um estudo pioneiro no Brasil com a participação do IBTeC.

O palestrante destacará a importância da diferenciação dos calçados esportivos conforme suas funcionalidades para o consumidor, biomecânica da corrida e caracterização dos tênis de corrida.

Rafael Andrade - CICB / Brazilian Leather

PAINEL: "MODA & DESIGN - TENDÊNCIAS DE MERCADO"

Palestra: PARCERIAS INTERNACIONAIS & DESIGN COLABORATIVO

O painelista Rafael Andrade, que é coordenador do design e inovação - CICB/Brazilian Leather, curador-chefe do projeto Design na Pele e articulador para parcerias internacionais do CSCB - Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro, vai fazer uma abordagem do couro como elemento de inovação global em produtos e união entre setores internacionais, estando na vanguarda da sustentabilidade mundial.

Patrocinadores